Vem chegando o verão … O que será que nos aguarda?

Vem chegando o verão …

Vem chegando o verão ...Depois de mais outro ano de muito sacrifício para a grande maioria dos brasileiros vem chegando o verão .   Calor, férias escolares para muitos, viagens de férias com a família para alguns, Natal, presentes, mais para frente Carnaval … a estação do ano com a maior curtição.

Mas (e tem sempre pelo menos um mas) nem tudo serão flores neste verão.   Segundo recente (03/12/18) artigo publicado pela World Meteorological Organization o ano de 2019 encerra uma década de altas temperaturas, retração das camadas de gelo e aumento do nível dos mares consequência do efeito estufa decorrente das atividades humanas.   As temperaturas médias dos últimos 5 anos (2015-19) e 10 anos (2010-19) são as maiores registradas.   2019, que ainda não encerrou será o segundo ou na melhor das hipóteses o terceiro ano mais quente já registrado.Vem chegando o verão 1

A temperatura média em 2019 será, aproximadamente, 1,1⁰ Celsius maior do que no período pré-industrial.

(Não vamos discutir questões filosóficas sobre as causas deste aquecimento e sim os fatos, a temperatura média global está aumentando.)

No post Mudanças Climáticas e a Continuidade de Negócios de 16/10/18 já abordamos este assunto.

Quais são as consequências? vem chegando o verão

As consequências já são bem conhecidas:

  • Inundações: as perdas estimadas nas inundações deste ano na Argentina e Uruguai foram de aproximadamente US$ 2,5 bilhões.  Não há estimativas para estas enchentes no Brasil.
  • Secas: O período de janeiro/outubro de 2019 foi o mais seco desde 1902 na Austrália. As secas foram intensas este ano principalmente na região da Ásia Pacífico.
  • Ondas de calor: A temperatura máxima na França atingiu o recorde de 46,0⁰ Celsius, Alemanha 42,6⁰, Reino Unido (quem diria) 38,7⁰ Uma das consequências destas ondas de calor, altas temperaturas e seca prolongada são os incêndios florestais que atingiram regiões muito ao norte, Sibéria e Alasca.   Na América Latina, principalmente na Bolívia e Venezuela, foi a maior média de incêndios florestais nos últimos 10 anos.

Vem chegando o verão 2Quais são os riscos e os impactos? vem chegando o verão

  • Saúde das populações: a onda de calor no Japão este ano resultou em 100 mortes e 18.000 internações. A da Europa resultou em 2.964 mortes.   Temperaturas mais altas associadas às chuvas facilita a transmissão do vírus da dengue e outras doenças pelo mosquito Aedes Aegypt.   A estimativa é de que pelo menos 50% da população mundial esteja ameaçada de contrair a doença.
  • Produção de Alimentos: . A combinação de chuvas e secas intensas prejudica desde o planejamento à toda cadeia produtiva da produção de alimentos, desde a plantação até o escoamento.

El Nino em 2020 vem chegando o verão

Vem chegando o verão 3Segundo previsão da Climainfo as chances de ocorrência de um novo El Nino em 2020 são de 80% só que desta vez será intenso e não “fraquinho” como o de 2019.   As consequências do El Nino já conhecemos, chuvas intensas no sul do país e muito pouca ou nenhuma chuva no Nordeste. (esta informação pelo menos ajuda na escolha do roteiro de viagem das férias).

Se você está realmente com a continuidade dos negócios da sua empresa ou com a resiliência da sociedade onde você mora você deve, sem dúvida alguma, levar em consideração as mudanças climáticas que estamos vivenciando.   Se tem causas naturais ou não é semântico.

Bom verão, aproveite as férias (se tiver), não esqueça do protetor solar, da garrafinha de água ou do guarda-chuva dependendo para onde você for!

#businesscontinuity     #continuidadedenegócios     #resilience      #resiliencia     #climatechanges      #mudancasclimaticas     #elnino

Quer saber mais sobre resiliência organizacional, continuidade de negócios e/ou recuperação de desastres?  Deixe o seu interesse no formulário abaixo e entraremos em contato.

 

 

Leave a comment