Vem chegando o verão …
Depois de mais outro ano de muito sacrifício para a grande maioria dos brasileiros vem chegando o verão . Calor, férias escolares para muitos, viagens de férias com a família para alguns, Natal, presentes, mais para frente Carnaval … a estação do ano com a maior curtição.
Mas (e tem sempre pelo menos um mas) nem tudo serão flores neste verão. Segundo recente (03/12/18) artigo publicado pela World Meteorological Organization o ano de 2019 encerra uma década de altas temperaturas, retração das camadas de gelo e aumento do nível dos mares consequência do efeito estufa decorrente das atividades humanas. As temperaturas médias dos últimos 5 anos (2015-19) e 10 anos (2010-19) são as maiores registradas. 2019, que ainda não encerrou será o segundo ou na melhor das hipóteses o terceiro ano mais quente já registrado.
A temperatura média em 2019 será, aproximadamente, 1,1⁰ Celsius maior do que no período pré-industrial.
(Não vamos discutir questões filosóficas sobre as causas deste aquecimento e sim os fatos, a temperatura média global está aumentando.)
No post Mudanças Climáticas e a Continuidade de Negócios de 16/10/18 já abordamos este assunto.
Quais são as consequências? vem chegando o verão
As consequências já são bem conhecidas:
- Inundações: as perdas estimadas nas inundações deste ano na Argentina e Uruguai foram de aproximadamente US$ 2,5 bilhões. Não há estimativas para estas enchentes no Brasil.
- Secas: O período de janeiro/outubro de 2019 foi o mais seco desde 1902 na Austrália. As secas foram intensas este ano principalmente na região da Ásia Pacífico.
- Ondas de calor: A temperatura máxima na França atingiu o recorde de 46,0⁰ Celsius, Alemanha 42,6⁰, Reino Unido (quem diria) 38,7⁰ Uma das consequências destas ondas de calor, altas temperaturas e seca prolongada são os incêndios florestais que atingiram regiões muito ao norte, Sibéria e Alasca. Na América Latina, principalmente na Bolívia e Venezuela, foi a maior média de incêndios florestais nos últimos 10 anos.
Quais são os riscos e os impactos? vem chegando o verão
- Saúde das populações: a onda de calor no Japão este ano resultou em 100 mortes e 18.000 internações. A da Europa resultou em 2.964 mortes. Temperaturas mais altas associadas às chuvas facilita a transmissão do vírus da dengue e outras doenças pelo mosquito Aedes Aegypt. A estimativa é de que pelo menos 50% da população mundial esteja ameaçada de contrair a doença.
- Produção de Alimentos: . A combinação de chuvas e secas intensas prejudica desde o planejamento à toda cadeia produtiva da produção de alimentos, desde a plantação até o escoamento.
El Nino em 2020 vem chegando o verão
Segundo previsão da Climainfo as chances de ocorrência de um novo El Nino em 2020 são de 80% só que desta vez será intenso e não “fraquinho” como o de 2019. As consequências do El Nino já conhecemos, chuvas intensas no sul do país e muito pouca ou nenhuma chuva no Nordeste. (esta informação pelo menos ajuda na escolha do roteiro de viagem das férias).
Se você está realmente com a continuidade dos negócios da sua empresa ou com a resiliência da sociedade onde você mora você deve, sem dúvida alguma, levar em consideração as mudanças climáticas que estamos vivenciando. Se tem causas naturais ou não é semântico.
Bom verão, aproveite as férias (se tiver), não esqueça do protetor solar, da garrafinha de água ou do guarda-chuva dependendo para onde você for!
#businesscontinuity #continuidadedenegócios #resilience #resiliencia #climatechanges #mudancasclimaticas #elnino
Quer saber mais sobre resiliência organizacional, continuidade de negócios e/ou recuperação de desastres? Deixe o seu interesse no formulário abaixo e entraremos em contato.