Previsões para 2020 e depois. É muito cedo?
Já é possível enxergar o final do ano. Confraternizações, natal, presentes, verão, férias, renovar as energias para 2020 … mas antes, não se esqueçam, temos que entregar os nossos projetos para 2019.
Enquanto isto, especialistas começam a liberar as suas previsões para 2020 e depois, contribuindo com o planejamento estratégico das organizações.
Vamos sumarizar dois relatórios:
O primeiro da EQUINIX, uma das maiores empresas de Data Centers do mundo, e seu GLOBAL INTERCONNECTION INDEX
E o outro da Check Point, grande empresa de segurança da informação, com o título ‘Prepare for a new cyber Cold War in 2020’.
Segundo a Equinix as previsões para 2020 e depois são:
- A grande expansão no tráfego de dados faz com que a Edge seja um fator essencial para impulsionar o valor nos negócios digitais, trazendo as aplicações e o processamento de dados para mais perto dos usuários.
Isto é, enquanto estamos num forte movimento de concentração das aplicações e do processamento de dados nas “nuvens” já há outro movimento no sentido inverso. Tivemos a oportunidade de conhecer no DCD Brasil 2019 uma solução “modular out of the box” de Data Center, Tier III, já preparado para esta necessidade.
- As fortes tendências nos: negócios digitais, urbanização, cibersegurança, aumento no volume e na conformidade de dados e ecossistemas de negócios impõem a necessidade de várias transformações nas empresas.
De um lado teremos os custos e riscos de todas estas transformações e do outro, o de não fazer e perder oportunidades (lembrando sempre que nos dias de hoje quem não se adapta, quebra).
- A expectativa na taxa composta de crescimento anual de Interconexão é de 51% até 2022. Este crescimento é alavancado pelo tremendo aumento na quantidade de dados que trafegarão pelas redes remetendo ao item 1 acima.
- Os maiores consumidores de banda de transmissão serão (em ordem decrescente): telecomunicações, cloud e serviços de TI, banco e seguros, manufatura e ações e trading. Ficando a América Latina na última posição no ranking após: América do Norte, Europa e Ásia-pacífico.
- Os 5 passos fundamentais para a transformação da TI são: otimização da rede, multicloud híbrida, segurança distribuída, dados distribuídos e troca de aplicações.
Neste cenário de grandes, profundas e desafiadoras mudanças as previsões para 2020 e depois da Check Point são:
- O risco de uma nova Guerra Fria cibernética aumenta entre Leste e Oeste. São vários indicadores: o aumento nas tensões comerciais entre China e Estados Unidos, operações cibernéticas contra o Irã e os ataques contra as refinarias na Arábia Saudita.
- Os ataques cibernéticos contra as infraestruturas de utilidades continuarão a crescer. Estas infraestruturas utilizam tecnologias antigas e vulneráveis contra os custos de atualização e os riscos de interrupção nos serviços.
- Aumento nas fake news nas eleições nos Estados Unidos em 2020 vindas de vários lugares do mundo utilizando Inteligência Artificial.
- Aumento nos ataques de encriptação nos dados (ransomwares) o que implicará em significativos aumentos nos seguros cibernéticos (a GDPR e a LGPD também darão uma força neste aumento).
- Os ataques de “Pishing” irão além do e-mail com a utilização do SMS, mídias sociais e plataformas de jogos.
Previsões podem se materializar ou não, em maior ou menor escala do que o previsto mas, seja lá como for, parece que uma coisa é certa, as transformações serão cada vez mais rápidas, intensas e profundas.
Nós, profissionais de continuidade de negócios teremos muito trabalho. Você está preparado?
Quer saber mais sobre resiliência organizacional, continuidade de negócios e/ou recuperação de desastres? Deixe o seu interesse no formulário abaixo e entraremos em contato.
#businesscontinuity
#continuidadedenegocios
#edgecomputing
#previsoes2020
#cybersecurity
#segurancacibernetica