Previsões para 2020 e depois. É muito cedo?

Previsões para 2020 e depois. É muito cedo?

Previsões para 2020 e depois. É muito cedo?Já é possível enxergar o final do ano.   Confraternizações, natal, presentes, verão, férias, renovar as energias para 2020 … mas antes, não se esqueçam, temos que entregar os nossos projetos para 2019.

Enquanto isto, especialistas começam a liberar as suas previsões para 2020 e depois, contribuindo com o planejamento estratégico das organizações.

Vamos sumarizar dois relatórios:

O primeiro da EQUINIX, uma das maiores empresas de Data Centers do mundo, e seu GLOBAL INTERCONNECTION INDEX

E o outro da Check Point, grande empresa de segurança da informação, com o título ‘Prepare for a new cyber Cold War in 2020’.

Segundo a Equinix as previsões para 2020 e depois são:

  1. A grande expansão no tráfego de dados faz com que a Edge seja um fator essencial para impulsionar o valor nos negócios digitais, trazendo as aplicações e o processamento de dados para mais perto dos usuários.

Isto é, enquanto estamos num forte movimento de concentração das aplicações e do processamento de dados nas “nuvens” já há outro movimento no sentido inverso.   Tivemos a oportunidade de conhecer no DCD Brasil 2019 uma solução “modular out of the box” de Data Center, Tier III, já preparado para esta necessidade.

  1. As fortes tendências nos: negócios digitais, urbanização, cibersegurança, aumento no volume e na conformidade de dados e ecossistemas de negócios impõem a necessidade de várias transformações nas empresas.

De um lado teremos os custos e riscos de todas estas transformações e do outro, o de não fazer e perder oportunidades (lembrando sempre que nos dias de hoje quem não se adapta, quebra).

  1. A expectativa na taxa composta de crescimento anual de Interconexão é de 51% até 2022. Este crescimento é alavancado pelo tremendo aumento na quantidade de dados que trafegarão pelas redes remetendo ao item 1 acima.
  2. Os maiores consumidores de banda de transmissão serão (em ordem decrescente): telecomunicações, cloud e serviços de TI, banco e seguros, manufatura e ações e trading. Ficando a América Latina na última posição no ranking após: América do Norte, Europa e Ásia-pacífico.
  3. Os 5 passos fundamentais para a transformação da TI são: otimização da rede, multicloud híbrida, segurança distribuída, dados distribuídos e troca de aplicações.

Neste cenário de grandes, profundas e desafiadoras mudanças as previsões para 2020 e depois da Check Point são:

  1. O risco de uma nova Guerra Fria cibernética aumenta entre Leste e Oeste.   São vários indicadores: o aumento nas tensões comerciais entre China e Estados Unidos, operações cibernéticas contra o Irã e os ataques contra as refinarias na Arábia Saudita.
  2. Os ataques cibernéticos contra as infraestruturas de utilidades continuarão a crescer.   Estas infraestruturas utilizam tecnologias antigas e vulneráveis contra os custos de atualização e os riscos de interrupção nos serviços.
  3. Aumento nas fake news nas eleições nos Estados Unidos em 2020 vindas de vários lugares do mundo utilizando Inteligência Artificial.
  4. Aumento nos ataques de encriptação nos dados (ransomwares) o que implicará em significativos aumentos nos seguros cibernéticos (a GDPR e a LGPD também darão uma força neste aumento).
  5. Os ataques de “Pishing” irão além do e-mail com a utilização do SMS, mídias sociais e plataformas de jogos.

Previsões podem se materializar ou não, em maior ou menor escala do que o previsto mas, seja lá como for, parece que uma coisa é certa, as transformações serão cada vez mais rápidas, intensas e profundas.

Nós, profissionais de continuidade de negócios teremos muito trabalho.   Você está preparado?

Quer saber mais sobre resiliência organizacional, continuidade de negócios e/ou recuperação de desastres?   Deixe o seu interesse no formulário abaixo e entraremos em contato.

#businesscontinuity

#continuidadedenegocios

#edgecomputing

#previsoes2020

#cybersecurity

#segurancacibernetica

Leave a comment