Noé parecia um tolo… até o dia que choveu, MUITO!

Noé parecia um tolo… até o dia que choveu, MUITO!

Noé parecia um tolo... até o dia que choveu, MUITO!Esta imagem reflete, com uma certa dose de humor, os desafios da Continuidade de Negócios.

De um lado temos o profissional de Continuidade de Negócios – Noé – conscientizando, alertando, demandando ações para mitigar os riscos de muito baixa probabilidade mas de impacto muito alto – o dilúvio que poderá acontecer – e, pelo menos, um colaborador não trabalhando a favor – o pica pau – até o dia que infelizmente o risco se materializa e o desastre acontece.

A terceirização é uma das estratégias de mitigação do risco porém …

Segundo o site itforum365 o Gartner Group prevê que “em 2025, 80% das empresas migrarão totalmente dos data centers locais para cargas de trabalho em colocation, hospedagem e nuvem, levando-os a encerrar seu data center tradicional”.

De outro lado, segundo este mesmo site e baseada numa pesquisa da Marsh e Microsoft “Cresce a preocupação pelo risco cibernético”.

E quando estas duas situações se juntam – colocation/hospedagem e risco cibernético – o que acontece?

Noé parecia um tolo… até o dia que choveu, MUITO!

Isto: 400 mil sites fora do ar: ransomware sequestra servidores da SmarterASP.NET, várias empresa ficaram fora do ar por vários dias, totalmente inoperantes devido a um risco do terceiro contratado.

Uma das grandes preocupações de Continuidade de Negócios é o risco cibernético.   Os bandidos – hackers – estão sempre pelo menos um passo a frente dos mocinhos.   Já abordamos este tema várias vezes em nossos posts, acesse-os em https://strohlbrasil.com.br/?s=cibern%C3%A9tico

As medidas de mitigação – prevenção – são muitas, desde a permanente atualização de todo o parque tecnológico com as correções disponibilizadas pelos fornecedores, passando pelos sistemas de detecção de acessos não autorizados com o uso intenso de inteligência artificial etc. até a nossa última linha de defesa, os backups que, na grande maioria dos casos, nunca foram testados.

Quando será que vai chover, MUITO?

#businesscontinuity

#continuidadedenegocios

#cybersecurity

#segurancacibernetica

Quer saber mais sobre resiliência organizacional, continuidade de negócios e/ou recuperação de desastres?   Deixe o seu interesse no formulário abaixo e entraremos em contato.

 

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Não testar não é uma opção é um RISCO ENORME - STROHL Brasil

Comments are closed.