Excesso de segurança ou falha no processo?

Excesso de segurança ou falha no processo?

Excesso de segurança ou falha no processo?Segundo uma notícia divulgada pelo Datacenterdynamics (https://bit.ly/2YLhnrC) uma sala de servidores do Ministério da Saúde localizada na cidade de Accra, Gana, teve um incêndio e o seu combate foi dificultado pelo controle de acesso biométrico.   O segurança não estava cadastrado, pasmem!

Assumindo que a notícia esteja completa, não havia um sistema de combate a incêndio numa sala de equipamentos tão importante?   Enquanto isso, até a chegada da equipe de combate a incêndios, os equipamentos estavam sendo prejudicados pelo fogo direto, calor intenso e a fumaça, contaminando os discos magnéticos.   Os equipamentos que sobreviveram terão, muito provavelmente, vários problemas operacionais num futuro próximo.

Situações como esta não são tão incomuns quanto parece.

Excesso de segurança ou falha no processo?

Certa vez a STROHL Brasil foi contratada para realizar um de nossos serviços, acompanhar um teste de DR – Disaster Recovery de um cliente em um Data Center profissional.   Todos os procedimentos solicitados previamente pelo Data Center foram cumpridos, nomes completos, RGs, CPFs, documentos com foto etc.

Chegamos por volta das 21:00 hs. de um sábado, o início de teste estava previsto para as 22:00 hs.   Primeiro, não fomos autorizados a acessar o portão principal, segundo o segurança não havia nenhuma autorização para o nosso acesso “ainda mais naquele horário”.   Telefonemas prá lá, telefonemas prá cá, fomos autorizados.

Chegando à recepção principal era necessário fazer o cadastramento da íris de todos os participantes, perto de 50 pessoas.

Para fazer a história curta, os seguranças de plantão não sabiam executar o procedimento de cadastramento.   Conclusão, nos deram livre acesso, com a recomendação de somente irmos aos locais designados para evitar “problemas”.

De nada adianta um sofisticado sistema de segurança se os procedimentos operacionais são incompletos, não são testados exaustivamente num ciclo PDCA, as equipes devidamente treinadas, capacitadas e também testadas.

E para os preocupados com a segurança de suas famílias recomendamos seguir o site https://www.facebook.com/groups/segurancacondominial/ e as consequências, por exemplo, da utilização de portas blindadas, dificultando e atrasando o acesso do Corpo de Bombeiros.

Quer saber mais sobre resiliência organizacional, de continuidade de negócios e/ou de recuperação de desastres?   Deixe o seu interesse no formulário abaixo e entraremos em contato.

Leave a comment