Chegou a hora de desenvolver os Planos B C D E …
Como prometido este é o último post da série:
- Fica tudo como está ou quase
- Pior do que está sempre pode ficar
- E se tudo der certo como é que eu fico?
Onde abordamos as possíveis consequências na economia brasileira decorrentes da aprovação ou não da Reforma da Previdência, e outras, pelo novo governo nos três cenários acima, os impactos na resiliência da nossa vida profissional e, também, várias situações onde potencialmente teremos que desenvolver os PLANOS B C D E … com novas estratégias profissionais de forma a mantermos a nossa capacidade produtiva e consequentemente nossa remuneração.
Comentei, também, que pela grande redução na quantidade de vagas disponíveis no mercado vejo como inevitável que a grande maioria dos empregados terão, mais cedo ou mais tarde, que empreender, o que também implica em desenvolver os PLANOS B C D E …
Como lição de casa, se me permitam a cobrança, ficaram dois livros:
- Empregabilidade de José Augusto Minarelli e
- A Arte da Guerra de Sun Tzu.
PLANO B C D E … – PRÉ REQUISITOS
Antes mesmo de começarmos a pensar em desenvolver os PLANOS B C D E … vamos verificar os nossos pré-requisitos, começando com o livro do Minarelli.
Numa frase podemos definir Empregabilidade como “capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho”. Aqui temos um bom resumo do livro e dos 6 pilares de sustentação da Empregabilidade https://flaviobotana.wordpress.com/2011/05/30/empregabilidade-%E2%80%93-conceitos-de-jose-augusto-minarelli-fonte-wikipedia/
E, para quem não leu a Arte da Guerra, aqui tem um bom resumo https://www.culturagenial.com/livro-a-arte-da-guerra/
Se você não leu os livros leia pelo menos os 2 resumos e faça uma análise SWOT deste conjunto de habilidades. Quais são os seus pontos fortes? Pontos fracos? Quais são as suas maiores ameaças? E as oportunidades quais são?
Desta análise já teremos um conjunto de planos de ação, seja para a sua atual carreira profissional ou para a nova carreira de empreendedor.
A ALTERNATIVA É EMPREENDER
Sejam quais forem as razões: não encontra oportunidades no mercado formal de trabalho; a carreira está estagnada; está infeliz no que faz; chegou naquela idade que o mercado te acha “velho”; ou porque você sempre teve a vontade de ter o seu próprio negócio, é chegada a hora de empreender.
Vamos começar pelos 6 pilares da Empregabilidade:
-
Adequação da profissão à vocação
Você realmente tem a vocação para empreender e os novos desafios que virão mesmo que na sua profissão/área de atuação?
Enquanto empregado havia toda uma estrutura para te suportar. Como empreendedor, dependendo do porte, você terá que vender, desenvolver e entregar o seu produto ou serviço, se manter atualizado, fazer o marketing, a contabilidade, o RH, fazer “cold calls” etc. tudo dentro de 24 hs. Esqueça a CLT ela não se aplica mais a você. 8 horas de jornada de trabalho? O mais provável é quase o dobro disso. Pontes de feriados, férias de 30 dias (pelo menos nos estágios iniciais) … isso também não é mais para você.
-
Competências
Duas alternativas: ou você desenvolve as múltiplas competências que serão necessárias para empreender ou você terá que de alguma forma se associar com outros profissionais que tenham estas competências e te complementem. Pergunta básica, qual o tamanho do teu orçamento, com certeza ele limitará as alternativas.
-
Idoneidade
O título fala por si mesmo. Construir um nome é demorado e difícil mas destruir um nome é muito rápido. Apesar de estamos atravessando uma fase de muita inversão de valores no nosso país, sejamos os agentes de mudança e não só ser como praticar a idoneidade.
-
Saúde física e mental
Outro título que fala por si. Empreender não é para todos, exige múltiplas competências, perseverança, confiança e muito equilíbrio. Há a necessidade de muito equilíbrio para administrar a redução no padrão de vida da sua família, ver o final do mês chegando, novas vendas não entrando, o saldo bancário baixando rapidamente e as contas para pagar. É muito frequente ter que pagar os impostos muito antes de receber do seu cliente. O Leão tem muita fome!
-
Reserva financeira e fontes alternativas de aquisição de renda
Qual é o “break even” do seu empreendimento, isto é, depois de quanto tempo seu empreendimento começará a dar retorno no pior cenário? 1 ano, 2 anos, 3 anos? Como assim não sabe responder? Você não fez um plano de negócios? É mandatório desenvolver os PLANOS B C D E … e várias versões até que você chegue a resultados, no mínimo, satisfatórios e confiáveis, no pior caso. Depois responda, você tem reservas financeiras para isto? Não tem? Como vai conseguir o capital necessário? O que mais tem são novos empreendimentos quebrados e seus sócios devendo no mercado, para parentes e amigos.
-
Relacionamentos
Nossa vida é baseada em relacionamentos. Familiares, comerciais, sociais, tudo é relacionamento. Quando estamos numa organização podemos não dar muita importância para isto pois a organização faz isto por nós mas depois, quando estamos em busca de uma recolocação, indicação ou até mesmo para começar a oferecer os produtos e serviços do nosso novo empreendimento é que percebemos a importância dos relacionamentos. Construir uma boa rede de relacionamentos comerciais é trabalhosa e demorada.
Feitas as análises e desenvolvidos todos os planos de ação, podemos fazer a mesma abordagem para os 6 capítulos do livro A Arte da Guerra.
O post já está ficando longo e você já deve ter percebido que empreender exige MUITO planejamento inicial e depois revisões sistemáticas (Previsto x Realizado), não deve ser uma decisão intempestiva onde você aposta todas as suas fichas e reservas financeiras (assumindo que você as tenha) num sonho de uma noite de verão.
As estatísticas estão aí e são muito cruéis, segundo o SEBRAE, 1 de cada 4 novas empresas fecham antes de completar 2 anos. (https://exame.abril.com.br/negocios/dino_old/1-a-cada-4-empresas-fecha-antes-de-completar-2-anos-no-mercado-segundo-sebrae/)
Sabe qual a idade média do empreendedor brasileiro? 44 – 45 anos. Lembram-se da questão da idade já mencionada neste e nos outros posts? Pois é …
Dentro do seu planejamento e preparação pesquise por “quebra das empresas” ou seus vários sinônimos, e/ou por “why do businesses go out of business”. Não há nada melhor para aprender do que estudar os erros dos outros e se preparar para evita-los.
Te desejo muito sucesso nesta nova fase da sua vida profissional. Lembre-se que sucesso só vem antes de trabalho no dicionário e, como um profissional de continuidade de negócios, empreendedor e entusiasta em resiliência te deixo a pergunta final: “E se der muito certo você também estará preparado?”
Se eu puder te ajudar a desenvolver os planos b c d e … pode contar comigo.
Entusiasta em Resiliência
Quer saber mais sobre resiliência e como se preparar para este ciclo de desafios? Por favor preencha o formulário abaixo.