Continuidade de Negócios Seg da Informação e Pessoas

Continuidade de Negócios. Segurança da Informação e Gestão de PessoasContinuidade de Negócios Seg da Informação e Pessoas

Segundo divulgado num site de notícias, um colaborador recém demitido apagou uma série de arquivos que, neste caso, eram os vídeos de um programa da apresentadora Sabrina Sato que iria ao ar no final de semana.   Quase uma semana de trabalho perdida e sérios transtornos operacionais para contornar a situação e mitigar os impactos de imagem e comerciais com os patrocinadores.

Infelizmente esta situação não é tão incomum quanto parece.   Basta uma rápida pesquisa no Google para encontrar várias situações como esta, ou parecidas com esta, no Brasil e em outros países, tanto em grandes como em pequenas empresas.

Como em qualquer desastre, esta situação é resultado de uma série de falhas nas políticas e procedimentos operacionais, isto quando existem.

Um colaborador recém demitido não deveria, jamais, continuar a ter acesso à rede interna de computadores, nem poder transitar livremente pelas instalações da empresa sem estar devidamente acompanhado, com segurança se necessário.

Ou seja, falhas no processo de desligamento do colaborador; na segurança patrimonial e na segurança da informação causaram, neste caso, um incidente de interrupção, que para ser mitigado dependerá, de outros tantos procedimentos, no mínimo de “backup e restore” devidamente implantados, documentados, testados e operacionais.

Então, não se esqueça de incluir no seu processo de avaliação de riscos situações como esta de continuidade de negócios seg da informação e pessoas.

Quer saber mais sobre os serviços e cursos de Continuidade de Negócios da STROHL Brasil?   Por favor preencha o formulário abaixo.