A carreira em continuidade de negócios

A carreira em continuidade de negócios

A carreira em continuidade de negóciosDe uns tempos para cá a STROHL Brasil tem recebido, pelos seus canais digitais, mensagens de jovens profissionais iniciantes em Continuidade de Negócios solicitando diferentes informações sobre esta carreira, seus desafios e oportunidades.   A grande maioria é da região Sudeste e Sul do Brasil mas há, também, jovens de outras regiões e até de outros países, de língua portuguesa ou não.

Não temos como estabelecer, claramente, as razões desta demanda, muito menos a nível global.

Na nossa visão, o que pode estar acontecendo é que após vários anos de recessão econômica no Brasil e, consequentemente, fortes reduções nos quadros de colaboradores das empresas, incluindo as equipes de Continuidade de Negócios, as empresas estejam se preparando para uma possível retomada econômica e para isto estejam fortalecendo suas equipes com gente nova que necessita de capacitação profissional.

Apesar da Continuidade de Negócios ser uma atividade ou função exigida em vários mercados regulados (veja https://strohlbrasil.com.br/regulamentacoes-normas-e-boas-praticas/) ainda assim houve uma forte retração neste segmento de mercado com a demissão de muitos profissionais experientes e, nas poucas vagas que surgiram, forte achatamento na remuneração.

POR ONDE COMEÇAR?

O começo, em todas as carreiras, é sempre difícil.   Se você, jovem ingressante na carreira em Continuidade de Negócios, teve esta oportunidade, agarre-a.   Como se diz no popular “Se um cavalo selado passar perto de você, suba, porque pode ser que ele passe apenas uma vez”.

Se você vai participar de uma equipe já formada, os riscos serão menores uma vez que você terá profissionais experientes ao seu lado para te capacitar e auxiliar nas novas atividades, baseado, é claro, nos entendimentos, vícios e experiências já vivenciadas pelos seniores.

Caso contrário, você é a equipe, você terá grandes desafios e terá que buscar capacitação mais rapidamente que os acima, que tem onde buscar capacitação pelo menos nos primeiros momentos.

Nos dias de hoje há uma quantidade enorme de treinamentos e webinars on line, a maioria em inglês que podem ajudá-lo.   (Você não fala inglês?   Este é um requisito que você terá que resolver rapidamente se quiser alavancar a sua carreira profissional seja em continuidade de negócios ou em outra carreira).

De tempos em tempos a STROHL Brasil oferece, dentre outros cursos de capacitação, o curso BCM 101 – Introdução à Gestão da Continuidade de Negócios que também pode te ajudar na capacitação inicial.   Temos outros cursos para aumentar a sua capacitação profissional (acesse https://strohlbrasil.com.br/cursos-de-continuidade-de-negocios/)

A CARREIRA EM CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS NO BRASIL E EM OUTROS PAÍSES

O que temos observado no Brasil é que a carreira em Continuidade de Negócios é uma carreira meio, isto é, pela natureza da carreira, este profissional terá uma visão holística da organização, conhecerá suas relações de causas (riscos) e efeitos (impactos), fluxos internos e externos, dependências etc. capacitando-o a novos desafios, em geral na área de Riscos Corporativos, no primeiro momento.

Em outros países, Estados Unidos, Europa, Japão etc. a Continuidade de Negócios é uma carreira fim, isto é, o profissional vai se desenvolvendo e permanecendo nesta carreira.   Há organizações onde há vice-presidentes globais e regionais de Continuidade de Negócios.

RISCOS E OPORTUNIDADES

Um risco já abordamos logo no começo deste post, o cenário econômico.   Se os resultados finais da empresa não estão bons é muito pouco provável que a empresa priorize continuidade de negócios e, consequentemente, a equipe responsável e seus participantes.

De outro lado as oportunidades são muitas, principalmente a de conhecer holisticamente a organização, como também já foi abordado acima.

A carreira em Continuidade de Negócios requer rapidez e raciocínio lógico, por exemplo nas entrevistas de BIA; capacidade de comunicação em vários níveis desde o operacional, num exercício prático, ao executivo, numa apresentação executiva sintética sobre os riscos identificados e os impactos quantificados; conhecimento multi skill, de tecnologias emergentes de Tecnologia da Informação a novos modelos de negócios; conhecimento das legislações, regulamentações, várias normas e boas práticas que endereçam Continuidade de Negócios etc. ou seja, um profissional polivalente e atualizado

E O FUTURO

O futuro da Continuidade de Negócios é a RESILIÊNCIA que no nosso contexto significa “manter a organização operando mesmo com a indisponibilidade de boa parte da sua infraestrutura de suporte”.   Isto pode ser atingido, por exemplo, com a prática intensa do “Home Office” o que praticamente eliminaria a necessidade de um local alternativo de trabalho e nenhuma, ou quase nenhuma, descontinuidade operacional.   Mas, até lá, haverá a necessidade de profundas mudanças culturais, principalmente nas organizações mais conservadoras.   Ou seja, ainda há um longo caminho pela frente.

As cartas estão na mesa faça a sua aposta.

Quer saber mais sobre os nossos serviços e cursos de Continuidade de Negócios?   Por favor preencha o formulário abaixo.

 

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. O que é Continuidade de Negócios? - STROHL Brasil

Comments are closed.